A Ação de Execução de Alimentos

Uma ação de execução de alimentos só tem sentido quando o alimentante não está com o pagamento das prestações alimentícias em dia, possuindo assim dois caminhos diferentes, sendo que em um deles cabe prisão civil e no outro não, conforme o tempo de inadimplência. Este fato acaba gerando muitas dúvidas sobre os critérios adotados pela jurisprudência sobre tais medidas. No presente artigo, pretendo demonstrar como nossos tribunais tem julgado tal matéria.


A prisão civil na ação de execução de alimentos

A Constituição Federal autoriza a prisão civil por dívida em apenas dois casos: depositário infiel e devedor de alimentos, sendo que o judiciário Brasileiro, em razão do Pacto de San José da Costa Rica, não admite a prisão civil de depositário infiel.


Ação de Execução de Alimentos

A prisão civil na ação de execução de alimentos é uma forma de coerção para que o devedor efetue o pagamento da dívida e esta possibilidade está prevista no parágrafo 1°, do art. 733, do Código de Processo Civil:


Art. 733. Na execução de sentença ou decisão, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandará citar devedor para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.


§ 1o Se o devedor não pagar, nem se escusar, o juiz decretar-lhe-á a prisão pelo prazo de 1 (um) a 3 (três) meses.


§ 2o O cumprimento da pena não exime o devedor do pagamento das prestações vencidas e vincendas. (Redação dada pela Lei nº 6.515, de 26.12.1977)


A jurisprudência tem entendido que a prisão só é cabível na falta de pagamento dos alimentos, quando o débito é em relação aos três meses anteriores à data propositora da ação, ou seja, é atual. Ela considera que os débitos anteriores a esse prazo não tem caráter alimentar são atuais e por isso, a prisão civil não deve ser aplicada. O Superior Tribunal de Justiça editou súmula sobre o tema nos seguintes termos:


Súmula 309 do STJ: O débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende as três prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo.


Entendemos ainda que a prisão civil deve ser em regime aberto permitindo que o alimentante trabalhe para prover seu sustento e possa pagar os alimentos, trabalhando durante o dia e se recolhendo à prisão no período noturno.


O prazo de prescrição da ação de execução de alimentos ocorre no prazo de 2 (dois) anos contados a partir do dia em que se vencer, não correndo este prazo em relação ao incapaz para os atos da vida civil.


Caso ainda tenha dúvida entre em contato diretamente conosco da Henrique Guimarães Advogados Associados pelo Fale Conosco ou nos ligue.